Geografia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas ambientais dos grandes centros urbanos

Ir para baixo

Problemas ambientais dos grandes centros urbanos Empty Problemas ambientais dos grandes centros urbanos

Mensagem  Iran Sex Set 04 2009, 08:42

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO A SER AVALIADO NA PROVA DO 3 BIMESTRE PARA OS ALUNOS DOS 2° ANOS

2° ano PROBLEMAS AMBIENTAIS DOS GRANDES CENTROS URBANOS:
Um dos maiores problemas do século XXI é o crescimento exagerado das cidades, tal fato produz grandes agravantes ambientais, já que o crescimento ocorre de forma rápida e desorganizada. Existem inúmeros fatores que comprometem o meio ambiente, como a produção do lixo e esgoto, as chuvas ácidas, as poluições, o desmatamento, os problemas de temperatura entre outros.

A eliminação do lixo gerado pelas pessoas dos grandes centros é feita principalmente por meio de aterros sanitários. Esses são grandes áreas de terra que serve para depositar os vários tipos de lixo. A utilização de materiais inorgânicos são os que mais preocupam os ambientalistas, pois demoram muito para se decompor.

A poluição gerada nas cidades pode ser liberada de várias formas. A poluição pode ser originada por meio de lixo depositado em locais impróprios, radiações, ruídos, substâncias químicas, agentes contaminantes e outros.

As chuvas ácidas ocorrem como conseqüência da liberação de gases na atmosfera que alteram a acidez da água podendo provocar diferentes problemas ao meio.

A inversão térmica é uma alteração da circulação do ar em determinadas áreas que ocorre na superfície, impedindo que os poluentes liberados na atmosfera sejam dispersos.

As ilhas de calor acontecem em todas as cidades pouco urbanizadas, pois fatores como asfalto, concreto, poluição e a grande quantidade de prédios aquecem a temperatura da região. A urbanização das cidades é importante devido a sua interferência na temperatura, já que as plantas podem amenizar tal problema.

As enchentes também são causas provocadas pelo homem, pois apesar de ser um fenômeno natural, elas devastam as cidades por causa das alterações feitas pelo homem na natureza. A retirada das coberturas vegetais, a utilização de materiais impermeáveis no solo, o depósito indevido de lixo nas ruas e outras atitudes humanas colaboram para a proporção do problema.

Para melhorar as condições de vida nos grandes centros e diminuir os impactos provocados no meio ambiente, é preciso retroceder para melhorar as condições ambientais dos grandes centros.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Iran
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Problemas ambientais dos grandes centros urbanos Empty eu fuçei

Mensagem  fran1°b Ter Set 29 2009, 23:57

oi prof° iran axei o seu trabalho aki

vou copias ele mesmo bjos Very Happy lol!

fran1°b
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Problemas ambientais dos grandes centros urbanos Empty axeiiii

Mensagem  Tiago1°b Qua Set 30 2009, 10:01

oi professor axei o seu trabalho

vou copias da qui mesmo

abraços té + Very Happy lol!

Tiago1°b
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Problemas ambientais dos grandes centros urbanos Empty Re: Problemas ambientais dos grandes centros urbanos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos