Geografia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

QUESTÕES DE VESTIBULAR

Ir para baixo

QUESTÕES DE VESTIBULAR Empty QUESTÕES DE VESTIBULAR

Mensagem  Iran Sex Set 04 2009, 10:24

ATIVIDADE: RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE VESTIBULAR VISANDO A AVALIAÇÃO DO 3° BI PARA OS ALUNOS DOS 3° ANOS.

COLÉGIO FLÁVIO FERREIRA DA LUZ – GEOGRAFIA – 3 ANO – 3 BIMESTRE 26 DE AGOSTO
PUCMG) Com o avanço do processo de globalização, a industrialização estendeu-se a vários países e regiões do mundo, levando à superação do modelo clássico da Divisão Internacional do Trabalho, em que cabiam aos países ricos a produção e a exportação de manufaturados e aos países pobres a produção e a exportação de matérias-primas. No modelo atual, há uma tendência clara de deslocamento de alguns tipos de indústrias para países periféricos, atendendo a interesses econômicos e estratégicos das grandes corporações.
São exemplos de indústrias que, no processo de desconcentração industrial, privilegiaram sua localização em alguns países periféricos da Ásia e América Latina, EXCETO:
a) indústrias de base, como as siderúrgicas, metalúrgicas ou petroquímicas, pelas vantagens locacionais oferecidas próximo às áreas produtoras das matérias-primas.
b) indústrias de bens de consumo não duráveis ou semi-duráveis, como as indústrias de alimentos, bebida ou de vestuário, em virtude da elevada disponibilidade de mão-de-obra barata e da proximidade dos mercados consumidores.
c) indústrias de alta tecnologia, vinculadas a setores como a informática, telecomunicação por satélites e produtos aeroespaciais, que exigem mão-de-obra altamente qualificada e vinculação estreita com grandes centros de pesquisa e universidades.
d) indústrias de bens de consumo duráveis como móveis, eletrodomésticos e automóveis, que, apesar de destinarem-se a um mercado consumidor mais amplo, favoreceram-se de benefícios fiscais e de parcerias locais.
(UNIFEI) Até meados dos anos 40, estes países possuíam economias exclusivamente agrícolas. Porém, um forte investimento do Estado na educação e no setor industrial permitiu, na década de 70, que eles se tornassem grandes exportadores, elevando o seu crescimento econômico rapidamente. Essa afirmação refere-se aos:
a) países denominados Tigres Asiáticos.
b) antigos países comunistas que se tornaram independentes.
c) países latino-americanos pertencentes ao Cone Sul.
d) países do leste europeu apenas.

(UNIFEI) Assinale abaixo o grupo de países que atualmente são considerados economicamente emergentes no mundo, que possuem forte industrialização e oferecem boas oportunidades de investimentos internacionais.
a) Portugal, Canadá e Argentina.
b) Brasil, China e Tailândia .
c) Brasil, México e Alemanha.
d) Cuba, Chile e Rússia.
(Pucmg) No mundo capitalista, a industrialização contemporânea apresenta uma certa dispersão do processo produtivo em áreas que oferecem maiores vantagens econômicas. Entre os reflexos dessa realidade nos países periféricos, assinale a afirmação INCORRETA.
a) Ocorre implantação de avanços tecnológicos e expansão da produção em países periféricos, como estratégias instituídas pelo modelo industrial vigente, para ampliar seus mercados.
b) Existe incentivo ao consumo dos produtos disponibilizados pela indústria moderna, alterando hábitos culturais nos países periféricos e atendendo ao sistema de capital mundial.
c) Há discrepância entre o setor público dos países periféricos, com pouca capacidade de investimento, e o da iniciativa privada internacional e/ou nacional, que investe, cresce e se globaliza em diversos setores.
d) Há uma ordem pré-estabelecida para o acesso a uma vida mais digna, favorecida pela expansão do processo de produção em países periféricos.

(Ufjf) De acordo com Schumpeter, a economia industrial evoluiu por meio da destruição criadora. Quando um conjunto de novas tecnologias encontra aplicação produtiva, as tecnologias tradicionais são "destruídas", isto é, deixam de criar produtos, de competir no mercado e acabam sendo abandonadas.
Marque a alternativa CORRETA:

a) Na fase da estabilização, as pequenas empresas conseguem vencer a concorrência e dominam o mercado.
b) É na fase descendente que ocorre a destruição criadora e não há excesso de oferta.
c) Na fase inicial de cada onda, os mercados estão saturados e as grandes empresas desaparecem.
d) Em todas as ondas do século XX, a energia foi o principal fator de localização das indústrias transnacionais.
e) A introdução de novas tecnologias implica em novas formas de organização do espaço geográfico.

Iran
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos